segunda-feira, 22 de junho de 2009

A escola PINGUINHO DE GENTE, o CCEM - CENTRO CENECISTA EDUCACIONAL DE MURIAÉ e o CENTRO DE ATIVIDADES EDGAR DE OLIVEIRA MEDEIROS, EM ITAPERUNA - RJ, são exemplos pioneiros, em nossa região (Muriaé-MG fica a 55 Km de Itaperuna-RJ), de como deve ser uma escola inclusiva. Mesmo sem uma infra-estrutura adequada e professores sem uma preparação acadêmica específica, superaram todos os obstáculos, graças à dedicação persistente e a vontade aprender, conseguindo nos mostrar, com exemplos bem reais, a inclusão
e sua importância para a vida destas pessoas tão especiais, a oportunidade de conviver com colegas da mesma idade: "as brincadeiras com os colegas, as excursões, os teatros, as paqueras...", como nos disse o Aristides a respeito das coisas que mais gostava em sua época escolar. Esperamos que nosso trabalho sensibilize todos a respeito da necessidade de se começar a pensar seriamente em um projeto específico de inclusão, pois a mesma requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova realidade. Ficamos honrados com sua visita a nosso site de atividades para esta etapa ( ITA - Inclusão e Tecnologias Assistivas - Sensibilização) do Curso de Especialização em Educação da PUC-Rio, e esperamos que contribuam, principalmente, com críticas e sugestões para que possamos estender a todos a riqueza, em termos humanos e pedagógicos, com que nossos alunos ditos "normais" têm a oportunidade de interagir em seu dia-a-dia escolar, no contato com pessoas tão especiais como o Aristides e o Gabriel.


Grupo D, Carmem, Fernando, Malu e Luiz Ronaldo



Veja nosso livro de visitas




2 comentários:

  1. oi,fernando.oi, marinês.mito bom falar de coisas sensíveis e saber que ssempre podemos fazer algo em favor da melhoria de vida para tsantos necessitados.
    Deus iluminará vocês sempre!
    vera

    ResponderExcluir